Afinal, para que serve a Proposta?

No SiGA temos dentro do Atendimento o documento de Proposta, que servirá para que a agência proponha ações para um determinado cliente ou prospecção. Ou seja, a proposta é o que a agência SUGERE que deve ser feito e como deve ser feito, SEM ENTRAR em maiores detalhes de prazos ou quem o fará. Isto acontece pois o cliente ainda não sabe bem o quê quer, sendo então responsabilidade da agência dizer onde e como ela pensa em desenvolver determinada campanha ou ação.

É muito importante notar que este documento DIFERE em muito de um ORÇAMENTO DE SERVIÇOS, pois no orçamento você trará os valores certos para o cliente aprovar, tudo já cotado.

Então vamos à um exemplo:

1 - Você tem um cliente/prospecção cuja maior sazonalidade de vendas seja o verão. Em setembro, você marca uma reunião com o departamento de marketing desta empresa para mostrar uma proposta de campanha para o próximo verão. Neste documento então você colocará uma introdução ao tema, da importância de se fazer presente na mídia durante este período e - se for alguém que ainda não é cliente - como é a sua agência;

2 - Feito essa parte inicial, você passará a listar os itens que poderão ser trabalhados e uma projeção de valores, ou seja, vai colocar que por exemplo: a) serão feitos anúncios de jornal com investimento de R$ 20.000,00; b) veiculação de outdoors na estrada para a praia com investimento de R$ 15.000,00; c) ações de marketing digital no valor de R$ 5.000,00; d) contrato de fee com a agência (serviço interno) no valor total de R$ 8.000,00.

Proposta

3 - Uma vez feitos os itens, teremos que esta ação propõe uma campanha com investimento total de R$ 48.000,00. Notem que não estamos dizendo quem vai fazer cada peça nem prazos de pagamento ou como serão as peças, pois o cliente ainda não tem ciência de como isso se dará.

4 - Depois de apresentada a proposta a sua agência tem em mãos uma campanha, com suas verbas já definidas. Com isto aprovado, você pode relacionar esta proposta à uma campanha - que levará os valores para os campos de verbas disponíveis - e então começar a criar os documentos que darão continuidade ao trabalho, ou seja, estimativas de custos para mostrar os fornecedores, mídia para detalhar veiculação, PITs para criar as pecas, etc.

Relacionar com campanha

Gerar doc

É muito importante ressaltar que você não precisa fazer proposta pra tudo. Se você já sabe exatamente o que fazer - seja porque o cliente já aprovou anteriormente um cronograma ou porque você fará uma reimpressão, por exemplo, você pode fazer diretamente um Orçamento ou um Plano de Mídia. Ou ainda, pode duplicar um Pedido de Produção já feito e mandar pra gráfica ou fazer uma Autorização de Mídia para a TV.

Lembre-se, a Proposta serve exatamente para o que o seu nome diz: propor ações e investimentos, não fazer orçamentos! Por conta disto ela não lançará valores no financeiro, mas servirá para gerar os documentos necessários para o andamento do processo e definir as verbas da campanha criada a partir dela.

Veja também:

Atualizado em 21/12/2016
Categoria: Usando o ATENDIMENTO

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